Introdução: É muito desconcertante se sentir distante de Deus. A ausência da presença de Deus promove preocupações excessivas, um vazio espiritual, e quase sempre a desistência dos sonhos e da própria vida.
A frieza espiritual faz com que a vida se torne mais difícil, tenebrosa e vazia. Como disse Agostinho de Hipona no IV sec. “Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti”.
No Entanto, sempre é possível ter um recomeço. Como Afirmou Emmanuel Lévinas, “O nosso presente é um começo puro”. E bem dizia Tim Hansel, “A boa noticia é que a melhor época de sua vida pode estar á sua frente”.
Pois enquanto houver vida, sempre será possível dar a volta por cima. Se levantar após uma queda, Não desistir mesmo depois de ter tropeçado. E revigorar o ânimo para obter o que se deseja. E a alma que anseia por Deus sempre terá o privilégio de desfrutar das delicias de uma comunhão profunda com Deus.
A presença de Deus ilumina e traz sentido a vida humana.
Transição:
Verdade Teológica: A alma que anseia por Deus, sempre descansará no Senhor.
Sentença Transicional: Quais são as evidências de uma alma que anseia por Deus.
Sentença Transicional: Neste Salmo, há pelo menos, três evidências que nos ensinará sobre as marcas da alma que anseia por Deus.
- Aquela que valoriza a presença de Deus, acima das demais coisas. Vs. 1-3.
- Aquela que se esforça para vencer os dramas internos, pôr se confortar nos cuidados do Senhor. V. 5.
- Aquela que reconhece o Senhor como o provedor de todas as coisas. Vs. 6-10.
Professor Anderson Alexandre Rodrigues