“Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com AMARGURA.” Colossenses 3:19
Eu sempre digo essa frase em tom de brincadeira, “você conhece, eu casei” e isso nunca teve tanto sentido na minha vida como agora. Eu estava lendo um comentário bíblico do Dr. David Merkh sobre família, e enquanto lia o Senhor ministrava ao meu coração para escrever sobre isso, numa linguagem mais aberta e franca com a igreja ao qual sou pastor, porém quero partilhar com você também, numa conversa aberta “De Pastor para Ovelha”.
Quando olhamos para nossas vidas dentro do casamento, precisamos entender cada papel, o do marido, da esposa, dos filhos e dos pais, isso mesmo, o papel dos pais pode em algum momento se encontrar com o do marido e da esposa, porém são papéis diferentes, que muitas vezes estão trocados ou confundidos dentro do lar, isso faz com que tenhamos vários problemas relacionados ao ambiente familiar. Neste primeiro artigo sobre os papéis de cada um dentro da família, quero me deter ao papel do HOMEM, como sacerdote, assim como Cristo é o cabeça da igreja o homem é o cabeça da mulher, o líder, ou seja, aquele que tem uma missão e o amante apaixonado, aquele que ama continuamente.
Tudo isso está relacionado a um homem temente ao Senhor, por que pelas nossas próprias forças jamais seríamos capazes de realizar tal tarefa. Porém, quero me deter a um ponto sobre o homem, que tem trazido tristeza, decepção, frustração, desânimo e abandono por parte dele em relação a sua família, a AMARGURA.
“Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com AMARGURA.” Colossenses 3:19
Alguns dicionários dizem que amargura significa tristeza por dias amargos, a palavra usada por Paulo neste texto é pikrainesthe que vem do grego e quer dizer “guardar mágoas”. Isso tem destruído muitos homens casados nos dias de hoje, pois uma barreira muito grande para muitos homens é se abrir com outra pessoa e partilhar seus medos, frustrações e mágoas. Isso faz com que ele guarde esse sentimento e acabe destruindo tudo pela sua frente quando dentro do seu coração já não cabe mais tanta mágoa, e quem paga essa conta? A família.
Muitas são as causas dessa mágoa: a falta de submissão da mulher (em um outro momento escreverei sobre submissão, mas lembre-se, mulher nenhuma seguirá um homem sem destino, ou seja, um homem que não sabe par aonde vai), o desrespeito e afronta particular ou pública feita pela esposa, palavras que machucaram, não ter alcançado a expectativa sexual da companheira, a falta de admiração da esposa para com o esposo, a não atração física mais pela mulher, enfim, teríamos uma lista enorme de coisas que poderiam se enquadrar nisso.
Mas quero te dizer uma coisa caro amigo, NENHUMA DELAS JUSTIFICA VOCÊ TRATAR SUA ESPOSA COM AMARGURA. É difícil aceitar isso, digo por mim mesmo, que por muitos anos tratei minha esposa com amargura devido a frustrações que eu tinha, isso só trouxe mais problemas para o meu casamento,mas graças a Deus e a ajuda de um casal de pastores amigos meus, hoje estou bem com minha esposa, mas não foi sempre assim, e creio que com você também, não é mesmo?
Você deve estar se perguntando agora, mas como faço então para mudar tudo isso e ter um casamento sadio e dentro dos padrões bíblicos?
Somente sendo verdadeiramente convertido, tendo um coração ensinável e pronto a deixar de ser egoísta em seu casamento (pois muitos não estão dispostos a amar suas esposas de forma sacrificial e exclusiva).
Muitos homens se amam tanto, são tão egoístas dentro de casa que acreditam que suas esposas tem de amá-los pelo simples fato deles serem “o marido”, deixa eu te falar um coisa o machão, se você pensa assim, vou impor as mãos sobre você e expulsar o diabo que te faz pensar dessa forma, sabe porquê?
Sua esposa vai te amar de forma plena, se você for cada dia mais parecido com Cristo, por que o padrão de amor no casamento está relacionado ao padrão de amor entre Cristo e a igreja (Ef 5:25).
Lembra do servo que não perdoou uma dívida de seu conservo, mesmo este lhe devendo uma quantia diametralmente inferior a qual lhe foi perdoada (Mt 18:21-35)? Então, quantas vezes somos assim com nossas esposas, Deus nos perdoou por coisas terrivelmente piores e nos livrou do inferno através da morte e ressurreição de Cristo, e nós não queremos perdoar nossas esposas, por que assim como nós, elas estão em uma fase de aprendizado e crescimento, ou seja, um processo, e isso leva tempo, erros e acertos. Devemos nos abrir para sermos curados, para vivermos uma nova vida com Cristo e com nossa esposa. Para encerrar, quero deixar aqui três conselhos práticos e bíblicos sobre como vencer esse problema, chamado amargura no relacionamento pautado nos ensinamentos bíblicos:
1º) Não deixe que as crises, problemas e situações que geraram conflitos entre você e sua esposa façam com que vocês dois passem dias sem se falarem, isso destrói de forma incalculável um relacionamento, Efésios 4:26 deixa isso bem claro: “irai-vos, mas não pequeis, não se ponha o sol sobre a sua ira”.
2º) Não seja daqueles que sabe que se orientar a esposa de forma amorosa sobre onde ela está errando ela mudará, mas que prefere deixar ela ficar “se batendo” para aprender sozinha sob a desculpa de que “Deus quer ensinar ela no secreto”, deixa de ser frouxo, fale com ela em amor (Rm 15:14), seja o provedor da paz no seu lar, sua esposa as vezes precisa apenas ser orientada de forma bíblica de como deve agir, o problema é que muitos homens querem que suas esposas sejam bíblicas, porém, não se aplicam na leitura da palavra, assim não sabem nem o que significa uma mulher bíblica, muito menos o que seja um homem bíblico.
3º)E por fim o Procure sua esposa e peça perdão se você perceber que está acontecendo uma rixa entre vocês, se abra para isso, viva o novo de Deus na sua vida e no seu casamento,as vezes sua esposa está apenas se defendendo de você, por você ser sempre o “dono da razão”, mostre a ela que você também se preocupa com os sentimentos dela, peça perdão, observe o conselho de Cristo em Mt 5:23-25, vai depressa reatar a aliança com sua esposa, seja para ela um homem de verdade, que se arrepende, que a orienta, lhe mostra o caminho, você a conhece melhor que ninguém (pelo menos deveria), afinal de contas, os outros só conhecem, você casou!você casou!você casou!
Deus abençoe você e sua família em nome de Jesus.
Professor Tiago Almeida