Carpe Diem no proveito do tempo? O tempo não é só as horas.

“Remindo o tempo, porque os dias são maus.” – Efésios 5.16.
Remir o tempo é mais do que aproveitá-lo; é mais do que ‘Carpe Diem’.
Eu confesso que conheci o termo “Carpe Diem” no filme “Sociedade dos poetas mortos”. A ideia que o professor
John Keating, interpretado por Robin Williams, atribui ao termo “Carpe Diem” no filme é a de urgência em viver de
forma autêntica e extraordinária, quebrando o ciclo da conformidade. A vida é curta: essa era a mensagem.
Embora no texto de Efésios haja também uma urgência para com o uso do tempo, para o apóstolo Paulo, são a
sabedoria e a vontade de Deus quem determinam a forma correta de se viver o ‘Carpe Diem’ cristão (Esta forma começa no capítulo 4)’.
Ora, perdemos muito tempo de nossas vidas com o que não é útil. No versículo 15, Paulo exorta à prudência e
sabedoria no modo de viver. No versículo 17 ordena que vivamos com sensatez. Ou seja, remir o tempo exige sabedoria.
O versículo em questão é uma citação enfática que serve como a conclusão da exortação de Paulo para viver
como “filhos da luz” (Ef 5.8) e não participar das “obras infrutuosas das trevas” (Ef 5.11). Logo, o proveito para com o
tempo se dá mediante o exercício da sabedoria.
Para entendermos a exigência da sabedoria – quando os dias maus devoram-nos as horas- precisamos analisar
duas palavras-chave do versículo 16: tempo e remir. Fato é que para Paulo, a sabedoria se manifesta na ação de remir
o tempo. A palavra ‘remir’ significa, literalmente, ‘comprar de volta’, ‘resgatar’. É um termo do mercado, muitas vezes
usado para se referir a resgatar um escravo ou prisioneiro.
Aqui, não se trata de apenas aproveitar o dia (o sentido clássico do carpe diem), mas de resgatar ativamente o
tempo perdido (ou o tempo que seria desperdiçado) das mãos da insensatez e da maldade dos dias.
Quanto à palavra ‘tempo’, o apóstolo não usa o termo ‘chronos’ (tempo do relógio, por assim dizer), mas
‘kayros’. Neste caso, poderíamos ler assim: “…resgatando a oportunidade – momento, porque os dias são maus.” Esta
palavra refere-se ao tempo oportuno, qualitativo e decisivo.
Portanto, não é como o cronológico, quando se pode fazer a mesma coisa no mesmo horário todos os dias.
Kayros’ refere-se àquele momento de oportunidade que nunca mais se repetirá. E, ainda que se faça as mesmas coisas, nos mesmos horários, todos os dias, a depender do contexto, será tempo perdido.
Roubaram-nos o kayros na era digital! Depois que os smartphones ocuparam as nossas vidas, o som
onomatopeico do relógio se tornou obsoleto.
Embora essa tecnologia seja uma bênção, ela também é uma maldição na vida de muitos. Cheio de
entretenimentos, o aparelho celular rouba-nos momentos cruciais de oração, leitura bíblica, uma boa gargalhada ao
redor da mesa do café…
Por que, raramente, em estabelecimentos comerciais há relógios à vista?
A ausência de relógios visíveis para os clientes é, em grande parte, uma estratégia psicológica deliberada para
manipular a percepção do tempo e encorajar as pessoas a permanecerem mais e gastarem mais.
A tática funciona! Da mesma forma, forças espirituais (das mais diversas ordens!) trabalham para nos distrair e
nos manter no sono (o ho katheúdōn de Ef 5.14). Diante disso, o termo usado pelo apóstolo está mais do que correto:
o kayros precisa ser comprado, resgatado, em nossas vidas.
Se assim o podemos chamar, o “Carpe Diem” Cristão não é um convite ao prazer efêmero ou à despreocupação,
mas um chamado urgente à ação sábia (v. 15, 17) e redentora, resgatando cada momento de sua potencial perda
espiritual, sob a luz de Cristo (v. 14). Mais do que aproveitar as horas, é necessário redimir o kayros.
Nem sempre ter muitas horas livres significa ter muito kayros. Perdemos muito dele confundindo-o com uma
agenda mais leve ou menos tempo de trabalho. Evidente que isso tudo ajuda, mas está longe de significar ter mais
kayros. Talvez você mesmo se lembre do que fez com as horas de folga entre o trabalho e os estudos. Quem sabe da
oportunidade perdida, deixando de orar porque decidiu dar uma olhadinha rapidinho no WhatsApp.
Caso o ‘Carpe Diem Cristão’, assim como é para mim, seja uma necessidade em sua vida, comece hoje a exercitar
o Carpe Diem do apóstolo Paulo:
1. Reconhecer as oportunidades, mesmo nos dias maus. Isso exige sabedoria, pois, muitos, porque os dias são
maus, acreditam que as portas se fecharam (Ef.5.14).
2. Agir com sabedoria para que, mesmo nos dias em que o mau pareça dominar, a vontade de Deus seja
encontrada claramente (Ef. 5.17). A sabedoria é quem nos guia ao kayros.
3. Dominar o relógio: Usar bem o ‘chronos’ para produzir o ‘kayros’. Uma forma de domínio pode ser feita, por
exemplo, desligando o celular quando estiver com os amigos. Talvez aproveitando a viagem de ônibus para ler um livro.
Ou, se não pode orar por muito tempo, faça orações curtas em diversas ocasiões, quer de perigo, tristeza… Há tanto
‘kayros’ que podem brotar quando se espera o filho na porta da escola ou na pausa para o almoço!
Eliandro Cordeiro
Maringá, 20 de nov. de 2025.
O Tempo também precisa ser santo: é a antecipação em forma/rito coreográfico da eternidade Lc. 23:44,45.
