Uma das histórias bíblicas mais conhecidas do Antigo Testamento certamente é de Caim e Abel, ambos eram filhos de Adão e Eva. (Gênesis 4.1-2). O Caim cultivava à terra, Abel era pastor de ovelhas. Ambos protagonizaram uma história conhecida de muitas pessoas, porém, essa história não é notória pelo seu final feliz, pelo contrário, o fim é uma tragédia. A história de Caim e Abel é a história do primeiro homicídio acontecido na humanidade e demonstra claramente o que um coração sem Deus é capaz de fazer.
Aqui aprendemos algumas lições pontuais para nossos dias. A maneira como lidamos com as coisas que Deus nos deu, fala muito a respeito do nosso caráter, a forma como lidamos com aquilo que não é nosso também fala, (Abel ofereceu a Deus o melhor).Quando você não sabe oferece o melhor para Deus dificilmente conseguirá oferecer o melhor para seu cônjuge para seu próximo! Sua contribuição no Reino não é contabilizada pelo valor e sim pela intenção! (motivação).
O caráter de um homem íntegro não morre. (Abel ainda morto fala, Hb.11:4). Abel foi o 1.º a aparecer na lista dos heróis da fé. Não basta talento e carisma é preciso caráter. Caráter é uma química de decisão da sua alma, É muito perigoso quanto o caráter não sustenta o talento, seus dons e talentos podem ser poderoso mas tem limites, ele só vai até onde seu caráter suporta. Nossa geração valoriza mais os dons e talentos do que caráter. Os dons e talentos podem impressionar homem, mas só um homem de caráter impressiona Deus. O que tem te impressionado mais nestes dias, talentos ou caráter? Meu desejo e oração nesta manhã e que o Espírito de Jesus levante uma geração batizada com caráter!
“Pela fé (Abel) ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.”
Hebreus 11:4 .
Professor Sanderson J Soares