As Escrituras Sagradas, termo utilizado para se referir à Bíblia – livro milenar que contem mensagens inspiradoras e histórias que são a base dos ensinamentos do cristianismo – é o que é estudado, discutido e aprendido no curso de Teologia. Muito mais do que estudar uma religião, os teólogos têm uma visão ampla das questões mais intrigantes do ser humano. Se você se interessa por essa área, pode ser que Teologia seja o curso para você!
Teologia e o perfil do estudante
Algumas pessoas escolhem o curso de Teologia meramente para aprimorar seus conhecimentos para acrescentar conteúdos relevantes em suas profissões, por exemplo, no caso de pesquisadores, arqueólogos, filósofos e cientistas. Porém, a grande maioria escolhe a Teologia pelo simples fato de amar a profissão e querer passar para outras pessoas as palavras de esperança, amor e paz; além de fazer a diferença na comunidade e escolas.
É certo que possuir algumas características contribuem para que o aluno absorva mais sobre as aulas e depois atue no mercado de trabalho de forma brilhante. Algumas delas são:
• Espírito Missionário: Um dos focos deste curso é que o teólogo seja um missionário, não apenas no sentido literal, mas também no sentido em ter um espírito missionário, ou seja, caridoso, generoso e que não mede esforços para pregar o que acredita. Alguém que faz a diferença na vida das pessoas que o cerca e também se houver possibilidade. Que faz a diferença na vida de pessoas através da pregação do evangelho.
• Empatia: “andar como Ele (Jesus) andou”, é como se fosse um lema que norteia a caminhada do cristão. Isso significa agir segundo o próprio Cristo agiu. Logo, colocando-se no lugar do outro, ouvindo, ajudando, estendo a mão, não julgando e tendo compaixão, aceitação e respeito. O teólogo, acima de tudo também é um ser humano e quando tem empatia por outras pessoas em suas atitudes e palavras, revela o verdadeiro exemplo de Jesus.
Ah, vale lembrar que depois de formado o egresso do curso de Teologia terá o perfil de um líder espiritual, sob a perspectiva evangélica tradicional. O exercício das atividades profissionais estará sintonizado com as características sociais do grupo a que serve, de modo que suas habilidades estejam a serviço da comunidade. O egresso passa também a ter a capacidade de identificar necessidades espirituais e analisa-las à luz dos princípios bíblicos, levando a uma intervenção lúcida e auxiliadora. O teólogo é responsável por promover a melhora da qualidade espiritual de sua comunidade, levando-a ao aprimoramento cristão e ao estabelecimento de fortes vínculos de civilidade, bem como passa a ter competência e habilidade para compreender a diversidade de elementos teóricos, além das múltiplas formas e técnicas de atuação possíveis na tradição cristã. Como líder espiritual, compreenderá que a teologia sempre estará em interface com áreas afins do conhecimento como a antropologia, pedagogia, sociologia, psicologia, filosofia, entre outras.
As quatro grande áreas da Teologia
A teologia cristã encontra-se expressa, basicamente, em quatro grandes seções.
1. Teologia histórica
A teologia é um ramo dos estudos teológicos que investiga os mecanismos sócio-histórico culturais que deram início às ideias, sistemas, e afirmações teológicas. Basicamente é a história das doutrinas e o impacto da bíblia na história humana. Inclui, também, todos os períodos históricos e o papel da igreja e ensinamentos cristãos na história da humanidade.
2. Teologia bíblica
A teologia bíblica tem uma ênfase específica no estudo da teologia. De acordo com o site Mundo Cristão é a “maneira não técnica, pode referir-se à teologia pietista (em contraste com a teologia filosófica), ou a uma teologia baseada na Bíblia (em contraste com uma que interage com os pensadores contemporâneos), ou ainda à teologia exegética (em contraste com a teologia especulativa). Algumas teologias bíblicas contemporâneas, de perspectiva liberal, enquadram-se nesta última categoria, exegética, mesmo que sua exegese não represente fielmente o ensino bíblico. Muitas vezes, seus escritos são apenas comentários a respeito de tudo o que a Bíblia diz sobre assuntos como o Reino de Deus, as alianças, Deus (se for teologia bíblica do Antigo Testamento) ou questões como os ensinamentos de Jesus, de Paulo e do cristianismo primitivo (quando se trata de teologia bíblica do Novo Testamento). Tecnicamente, a teologia bíblica tem um enfoque bem mais penetrante do que esse. Ela lida de modo sistemático com o progresso historicamente condicionado da autorrevelação de Deus na Bíblia.”
3. Teologia sistemática
De acordo com o site Mundo Cristão a “teologia sistemática correlaciona os dados da revelação bíblica como um todo, para exibir sistematicamente a imagem completa da autorrevelação de Deus. A teologia sistemática pode incluir o contexto histórico, a apologética (defesa da fé) e o trabalho exegético, mas concentra-se na estrutura total da doutrina bíblica.”
4. Teologia aplicada
A teologia prática refere-se à aplicação prática da teologia à vida quotidiana. Segundo o teólogo cristão Richard Osmer, a teologia prática parte de quatro questões-chave, que se desdobram em quatro tarefas. Tarefa empírico-descritiva, tarefa interpretativa, tarefa normativa e tarefa pragmática
Mercado de trabalho e áreas de atuação
A área Teológica não é muito abrangente pois suas atuações são bastantes específicas e de bastante responsabilidade. Essas são algumas das áreas onde o profissional em Teologia pode atuar:
• Ministério pastoral: profissional que irá coordenar e dirigir uma igreja e seus membros, sendo líder, pregando, visitando membros, agindo para a expansão do evangelho e alcançando novas pessoas da comunidade.
• Professor de ensino religioso para alunos de ensino fundamental e médio: os profissionais podem atuar em escolas públicas ou privadas, sendo conselheiro, professor de religião ou capelão.
• Docência universitária: após uma especialização, geralmente mestrado, o profissional em Teologia pode atuar como professor universitário em aulas de Filosofia, Sociologia, Religião, dentre outras.
• Gestão de departamentos ministeriais de organizações religiosas: atuar na organização e administração da igreja atuante, com estratégias, criação de materiais, capacitação de pastores, membros, dentre outras atividades.
Além dessas áreas o profissional formado em teologia também pode atuar em:
O teólogo, acima de tudo também é um ser humano e quando tem empatia por outras pessoas em suas atitudes e palavras, revela o verdadeiro exemplo de Jesus.
Sobre o temo posso comentar que empatia, resiliência e os dons espirituais Galatas 6 tem muito em comum…