Os Benefícios Extraordinários da maravilhosa graça de Deus!
Introdução: Saber viver é uma arte que adquirimos no decorrer da existência humana. Lidar com os imprevistos não é nada fácil. Na estrada da vida o ser humano sempre será surpreendido por momentos inesperados, circunstâncias não planejadas e por situações não desejáveis. Ao ponto de perder o chão dos pés. De ficar às vezes sem o rumo. Sem a direção.
Por mais que o ser humano tenha uma estrutura firme de conduzir os seus negócios, sentimentos, decisões, e os seus sonhos sob a ótica de uma direção defensiva. Mais cedo ou mais tarde, esta pessoa será surpreendida pelos males da vida. Pela dor, por angustia, á calunia, por humilhação, desprezo e pelo sofrimento. Carlos Drummond de Andrade disse em um de seus textos. E agora José? A festa acabou a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora José?
Há momentos que o retrato do texto de E Agora José? É o mesmo retrato da sua vida. A festa acaba a luz se apaga o povo some, a noite esfria e você pergunta e agora? O que fazer? . O chão desaparece de seus pés. O travesseiro torna-se duro demais para permitir um bom descanso. Um sentimento de insegurança o domina. E a sua autoestima é perfurada por pensamentos negativos. A vida passa ter um gosto amargo e aquilo que era um sonho passa a ser um pesadelo. E a terrível tragédia que não estava em seus planos, em seus sonhos; em sua agenda; passa a fazer parte do seu dia-a-dia.
No Entanto os problemas não são o ponto final da existência humana. Pois na mesma estrada o homem é também surpreendido pelo sucesso repentino. Como: de momento para o outro se debruça num ótimo relacionamento. Passa no vestibular. Consegue arrancar a empresa da falência. Resolve algumas pendências do passado. Recebe o aumento do salário; sobe de posição no emprego. Nasce o primeiro neto ou a primeira neta. Um sorriso reaparece após longos dias de lágrimas. A gloriosa e a tão almejada restituição de um bem perdido. A paz volta reinar no coração após meses de terríveis preocupações. Enfim sempre haverá uma luz no final do túnel. A vida é assim; e ela nos ensina que o ser humano por uma vez ou outra será surpreendido pelos imprevistos e sorteado pelo sucesso repentino. E percebo que esta verdade esteve muito bem presente na vida difícil que Mefibosete levou. As dolorosas páginas da saga história de Mefibosete. O mostra em meio a uma grande tragédia.E logo depois sendo surpreendido por uma vitória que não estava em seus planos. “Davi o abençoa”.
A vida de Mefibosete não é uma das melhores e quem sabe não seja o tipo de perfil que alguém queira vivenciar. Os dramas vivenciados por ele nos assustam. Mefibosete é do tipo de pessoa que esteve boa parte de sua vida a margem de uma sociedade estruturada. Um jovem marginalizado. Um garoto que chegou ao fundo do poço. Pois aos cinco anos de idade uma tragédia o assola. O seu avô Saul o primeiro rei de Israel e o seu pai Jonatas estavam numa batalha contra os filisteus no monte Gilboa. Quando de repente os filhos e os soldados de Saul foram mortos. E o Rei Saul percebendo que seria morto pelos filisteus, se lança sobre a sua própria espada. A notícia se espalha sobre Israel: “O rei Saul e os seus filhos foram mortos”. Em outras palavras: Israel havia perdido a batalha, os filisteus ganharam a guerra. A empregada que estava responsável pelo cuidado de Mefibosete. Sai correndo desesperada com o garoto no colo. No afã de obter uma fuga para o menino. Após vencer a batalha o segundo passo dos filisteus seria de aniquilar, matar todos da família de Saul. Mefibosete seria o próximo a ser morto. Contudo em meio à angustiante fuga. A empregada derruba no chão o menino. E esta passa a ser aleijado dos pés. Pois os pés de Mefibosete foram quebrados.O psicólogo Piaget diz que os acontecimentos da infância são responsáveis pelo desenvolvimento psicológico das crianças. Acredito-me que o estado psíquico de Mefibosete fora abalado. Mefibosete perde o avô, pai, tios, o direito de andar e os seus privilégios. Tudo de uma vez só. Uma tragédia o atinge. A falência o domina. De um estado perfeito passa a ser um deficiente. De príncipe passa a ser um fugitivo. O fundo do poço passa a ser o seu alicerce, a solidão vira-se a sua sombra; o fracasso torna-se o sinônimo de sua história, a dor e o desespero de um futuro perdido passam a ser a sua companhia. O mundo perfeito desmorona sobre a cabeça de Mefibosete; o paraíso rui em meio à catástrofe. Em um instante a vida de Mefibosete fica desgovernada. Sobre ele eram creditadas palavras como: Ele será o futuro príncipe do Reino. Ele será o próximo rei. Mefibosete ajudará no governo de Israel. Ele irá aprender alguns idiomas para fazer mediação com outras nações.Talvez o avô Saul passeasse com ele na sacada do palácio apontando o reino e dizendo que tudo aquilo lhe
pertencia. De um momento para o outro. O mundo cai, o chão se abre, a tragédia acontece. Mefibosete perde o avô, pai, tios, o direito de andar e os seus privilégios. Um sentimento de decepção o atinge. O fracasso lhe bate as portas. Ele é levado para Lo debar sob os cuidados de Maquir, um educador. Que a partir de agora será o seu segundo pai. Mefibosete cresce em Lo debar; Sem o acompanhamento paternal, cresce com os sentimentos feridos. Ele não planejara estar ali. Outrora as pessoas o olhavam com um olhar de prestigio, de honra, agora as pessoas o vêem com um olhar de pena, de dó. Antes ele corria pelos corredores largos do palácio, agora ele precisa das pessoas para se locomover. O desespero invade-lhe a alma. Talvez em algum certo momento. Ele pediu a morte. Ou até desejou que tivesse morrido juntamente com os seus familiares.Mefibosete passa a viver uma história que não estava em seus planos. Mefibosete passa a sentir coisas que ele não queria sentir. Mefibosete passa ouvir coisas que ele não queria ouvir. Mefibosete passa vê coisas, que ele não queria vê.O mundo perfeito havia se desmoronado. O paraíso havia se perdido. Talvez seja essa a sua realidade. Você não perdeu a sua família numa batalha, não perdeu as suas pernas em uma fuga. Você não deixou a capital do país para morar numa cidade que não tem nenhum prestigio. Mas você está vivenciando o oposto de seus sonhos. O contrário de tudo aquilo que você desejou. Uma sensação de que tudo acabou. Não há mais solução. Não tem como mais concertar o que se perdeu. O que lhe resta é aceitar a realidade. Sentimentos como: Insatisfação, Impotência, Complexo de Inferioridade e um vazio profundo. E uma sensação de que não há mais solução.
Você mulher que durante a infância e adolescência sonhara com um casamento perfeito. Você sonhou que o seu marido seria o exemplo a ser seguido pelo seu filho. Que o seu marido seria o exemplo de esposo que a sua filha iria pedir a Deus. Mas hoje o que lhe resta é um desgosto profundo pelo casamento. O seu esposo te decepcionou. O teu coração está ferido. A tua alma está amargurada. Falta-lhe vida. O romance se foi. O sonho familiar se perdeu. A alegria de estar ao lado do pai de seus filhos se esvaiu pelo ralo das palavras envenenadas que foram proferidas por aquele que antes lhe fazia bem. Trazia-lhe felicidade. O conduzia até as nuvens. E em meio a tudo isso. Você pensa, ele me enganou. Ele disse que faria tudo diferente. Que seria o melhor esposo, o melhor pai. E o cálice da amargura, da decepção, frustração,das percas e do vazio lhe corroem por dentro.
Você rapaz que investiu todo seu sentimento na moça dos seus sonhos. A moça que lhe cativou. Esforçou-se ao Máximo para tê-la ao seu lado. E tudo que recebeu em troca foi uma desvalorização, certo desrespeito. Os seus sentimentos não foram correspondidos.
Você moça que sempre quis ter um olhar carinhoso do pai. Um abraço de um pai amigo. Um pai presente. Porém a vida lhe presenteou um pai que vive preocupado com seus negócios. Com o dinheiro. Com seus amigos.
Você Pai que conquistou o mundo. Tem dinheiro; encontrou o sucesso. Os seus negócios são invejáveis. Ao longo da vida construiu castelos brilhantes. Mas para trás, você deixou uma esposa amargurada. Uma mulher aflita. A sua filha tenta encontrar nos braços do namorado tudo aquilo que ela não recebeu de você; pois ela nunca teve um peito amigo seu. Um olhar de pai. Um conselho sobre a vida. E no fundo. Na intimidade do seu ser. Você nunca quis que as coisas viessem ser como elas são hoje. Você não sonhou em conduzir o seu papel de pai como você tem conduzido. No profundo da sua alma você nunca quis que a sua filha viesse sair de casa. Que seu filho viesse se entregar as drogas. As bebidas. Na verdade, você sonhou com uma vida melhor. Contudo a sua realidade tem sido o oposto de seus sonhos. E assim foi a história de Mefibosete.Mefibosete chegou ao fundo do poço. No Entanto houve um momento em que o Senhor veio ao seu favor.
No Entanto passam-se 20 anos em que Saul e sua família haviam morrido. E quem estava no trono de Israel agora era Davi. E Davi tinha sido um amigo muito leal de Jonatas, o pai de Mefibosete. E Davi sendo direcionado por Deus. Descobre que um descendente de Jonatas estava vivo. E por amor a Jonatas. Davi dá à Mefibosete tudo aquilo que lhe pertencia antes. Suas terras e um lugar para morar em Jerusalém. E Ziba que era empregado de Davi passou a cultivar as terras de Mefibosete. E Mefibosete passou a comer na mesa do rei como se fosse um de seus filhos. Se aos cinco anos de idade. O fracasso, a tragédia, a humilhação, a amargura, as percas e as dores lhe bateram as portas. Depois de 20 anos, a esperança veio ao seu encontro. Uma perspectiva de vida, um sabor de conquista, um sentimento de honra. Um viver melhor. Deus o arranca da humilhação, da pobreza e do desastre.
A esperança é vital.
Emil Brunner escreveu que “assim como o oxigênio está para os pulmões e o sangue, a esperança está para a alma”. Jürgen Moltmann, seguindo a mesma trilha, afirmou que “viver sem esperança é como não viver mais”. Leonardo Boff chamou o cristão de “cavaleiro da esperança”.
Quem sabe o sofrimento lhe roubou a esperança. Você pode estar desapontado com a vida, com o trabalho e com as pessoas a sua volta. Um sentimento de desespero esteja lhe atormentando. Uma visão negativa está lhe contaminando.
Mas hoje é o dia que o Senhor fortalecerá-lhe a sua esperança. Coragem para seguir adiante. Força para superar as suas fraquezas. Aquele que crê em Deus. É um reservatório de esperança. Isso significa que esse momento ruim não é a última palavra em sua vida. A moça que sempre foi enganada pode encontrar um príncipe. O jovem que sempre se entregou aos vícios pode ser transformado e vencer as suas dependências. A empresa que se encontra na mira da falência, pode se erguer novamente. Mas é preciso ser um reservatório de esperança. Levantar após um tombo. Acreditar; depois de uma grande frustração. Sonhar após ter sido iludido por fantasias que não tiveram êxito. Perseverar quando tudo indica que a melhor opção é de voltar atrás. Jogar tudo para cima. O segredo da vida é ter coragem quando a covardia passa ser o desejo mais forte do coração.Seguir adiante mesmo que as pernas não querem mais obedecer à coordenação motora. Acreditar que o impossível pode ser possível. Que o céu é o seu limite. Que você é invencível debaixo da graça de DEUS.
Que Deus venha lhe encher de esperança. Esperança na vida. Esperança na fé. Esperança no ministério. Só aqueles que querem transbordar de esperança. Adorem ao Senhor. O poder do Espírito Santo é para nós. Tomemos posse em nome de Jesus.
Davi havia dito no v.3 “para que eu demonstre a graça de Deus”. O termo que Davi utilizou aqui; Foi à palavra hebraica “hesed”. “Hesed” significa favor imerecido. “Hesed” significa bondade. “Hesed” significa generosidade. “Hesed” significa entrega de um coração amoroso. “Hesed” significa graça. “Hesed” significa amor inabalável. Davi disse: Para que eu demonstre o favor imerecido, a bondade, a generosidade, o coração amoroso de Deus para com uma pessoa da casa de Saul. E a graça de DEUS alcançou a história de Mefibosete. Deus tem para nós o seu hesed, a sua graça. O amor de Deus é o motivo de nós não sermos destruídos. A bíblia diz em João cap. 1 e 29: Eis o cordeiro que retira o pecado do mundo.
A culpa do pecado não sai pelos feitos de Napoleão Bonaparte. A culpa do pecado não sai pela ação de Che Guevara. A culpa do pecado não sai pela braveza que Hitler teve em seu governo. A culpa do pecado só se esmorece. Se rende ao sangue do Cordeiro. Pelo Sangue de Cristo estamos perdoados. E é a graça de Deus. O amor dele que providenciou o sangue de Cristo pelo nosso. Estamos livres. Salvos. Quantos têm motivos para levantar as mãos e adorar ao Senhor. Adorem a Deus nesta hora.
O que convence o homem de seus pecados não é a oratória do pregador. O que faz o homem mudar de vida. Não é a estratégia do líder em relação a sua igreja. Só a graça é capaz de levar o homem ao arrependimento.
Os pastores e os líderes das igrejas evangélicas não precisam enlouquecer em busca de estratégias mirabolantes.
O segredo do sucesso ministerial dos cantores e dos pregadores; é pregar sobre a graça, estar debaixo da graça, viver na graça.
Com a graça há a remissão dos pecados. Sem a graça há distanciamento de Deus. Com a graça o homem torna-se isento da dívida eterna. Sem a graça o homem permanece devedor de tudo. Com a graça há cura para a alma. Sem a graça há um vazio no espírito. Com a graça há conhecimento das coisas espirituais. Sem a graça a mente não compreende as obras de Deus. Só aqueles que estão debaixo da graça adorem ao Senhor. A graça está no altar, à graça está sobre os jovens, à graça está sobre as irmãs, à graça está sobre a igreja. Aleluia. É graça, é graça. 7 x.
Este texto nos ensina que a graça de Deus resulta em Benefícios Extraordinários!
Os Benefícios Extraordinários da maravilhosa graça de Deus!
Oração Interrogativa: Quais foram os benefícios extraordinários que a graça de Deus pôde proporcionar na vida de Mefibosete?
Oração de transição: No texto Há pelo menos dois benefícios extraordinários efetuados pela graça do Senhor na história de Mefibosete.
Os Benefícios Extraordinários da maravilhosa graça de Deus!
- A Restauração dos valores perdidos. V. 7.
Mefibosete aos cinco anos de idade perdeu alguns privilégios. Conforto, segurança de um ótimo futuro. E acima de tudo Mefibosete perde a proteção paterna. A presença do pai. Numa só tragédia. Sobrevém a ele a perda do avô, e a do pai. Um abalo emocional. O seu psicológico é abalado. Mefibosete vai morar em Lo Debar. Quem é Mefibosete agora! Um coxo, um pobre e um órfão. Talvez seja essa a sua realidade. Você não perdeu a sua família numa batalha, não perdeu as suas pernas em uma fuga. Você não deixou a capital do país para morar numa cidade que não tem nenhum prestigio. Mas você está vivenciando o oposto de seus sonhos. O contrário de tudo aquilo que você desejou. Uma sensação de que tudo acabou está bem presente em seu coração. Não há mais solução. Não tem como mais concertar o que se perdeu. O que lhe resta é aceitar a realidade.A mulher que durante a infância e adolescência sonhara com um casamento perfeito. Sonhou que o seu marido seria o exemplo a ser seguido pelo seu filho. Que o marido seria o exemplo de esposo que a filha iria pedir a Deus. Mas hoje o que lhe resta é um desgosto profundo pelo casamento. O esposo a decepcionou. O coração foi ferido. A alma amargurada. A vida se esvaiu. O romance se foi. O sonho familiar se perdeu. As palavras envenenadas que foram proferidas por aquele que antes a lhe fazia bem. Trazia-lhe felicidade. O conduzia até as nuvens. Á levou a pensar. Ele me enganou. Ele disse que faria tudo diferente. Que seria o melhor esposo, o melhor pai. Porém não foi assim que ocorreu. O rapaz que investiu todo seu sentimento na moça dos seus sonhos. A moça que lhe cativou. Esforçou-se ao Máximo para tê-la ao seu lado.E tudo que recebeu em troca foi uma desvalorização, certo desrespeito. Os seus sentimentos não foram correspondidos.
A moça que sempre quis ter um olhar carinhoso do pai. Um abraço de um pai amigo. Um pai presente. Porém a vida lhe presenteou um pai que vive preocupado com seus negócios. Com o dinheiro. Com seus amigos.
O Pai que conquistou o mundo. Tem dinheiro; encontrou o sucesso. Os seus negócios são invejáveis. Ao longo da vida construiu castelos brilhantes. Mas para trás, deixou uma esposa amargurada. Uma mulher aflita. A filha tenta encontrar nos braços do namorado tudo aquilo que ela não recebeu do pai; pois ela nunca teve um peito amigo dele. Um olhar de pai. Um conselho sobre a vida. Talvez você não passasse por essas coisas. Mas há um sentimento de que aconteceram algumas percas em sua vida. Você pode ter perdido o tempo. As oportunidades. Amigos. A moral. O reconhecimento. Na verdade, você sonhou com uma vida melhor. Contudo a sua realidade tem sido o oposto de seus sonhos. E assim foi a história de Mefibosete. Mefibosete chegou ao fundo do poço. No Entanto houve um momento em que o Senhor veio ao seu favor. Deus mudará o rumo da sua história. Você não é governado pelo acaso. Mas Deus é o autor da sua vida. E por mais que você tem sofrido. Ele não te deixou. Ele aposta em você. Ele acredita em você. Ele vai mudar a página da sua vida. E a esperança brilhará em seus olhos. E a sua boca entoará uma canção de agradecimento ao Senhor. Quantos acreditam. Adorem ao Senhor. Você terá um toque de Deus em sua vida.
Mefibosete passa a não ter expectativa de vida. Como é difícil viver sem o desejo de lutar. Sem propósito. Não tendo um alvo para atingir. E o interessante. Que dependendo de um lapso, um deslize. Talvez de um passo em falso. A estrutura emocional e psicológica se abala de tal forma. Que a vida passa a ser um peso, um labirinto sem saída. O pastor Ricardo Gondim escreveu em seu site:
Ninguém é inabalável em sua subjetividade emocional; as mais sólidas convicções intelectuais sofrem abalos; nenhuma pretensão moral é de aço inoxidável.
Assim como um castelo de dominó é desmoronado após um leve sopro de ar em uma só peça. Semelhantemente a vida de Mefibosete veio à abaixo. Quando a tragédia lhe bateu as portas.
Dura coisa. Quando as frustrações desta vida. Faz-nos a pensar que os nossos sonhos não podem mais ser realizados. Que não dá mais pra confiar em outra pessoa. Que não é possível confiar em si mesmo. Que se fosse pra dar certo já deveria ter dado. E não será agora que terá que acontecer.
O espírito humano vai se afligindo. O coração fica apertado.
No Entanto a graça de Deus alcançou Mefibosete. A Graça de Deus moveu o coração de Davi para restitui todas as terras que pertenciam a seu avô. Davi restabelece ao jovem as terras que outrora lhe pertencia.
Quem sabe o vento levou os seus sonhos. A esperança, a coragem de lutar por um futuro melhor, os anos se passaram e juntamente com eles se foram o capital financeiro que havia guardado para obter uma renda melhor. Não há mais vida no seu casamento você prefere ir para vários lugares menos entrar em sua casa, pois não há mais amor em seu coração pelo seu cônjuge. O vento levou do seu coração jovem a convicção de uma nova mudança, pois todas as vezes que você dizia: agora eu vou mudar; agora eu vou fazer diferente, você mais cedo ou mais tarde fracassava. Quantas pessoas que não tem mais prazer na vida. Preferem a morte. Pois são tantas tragédias, lutas, desprezo, desigualdade enfim. Mas eu lhe digo você serve a um Deus que tem a última palavra para você. Que tem o poder de mudar o rumo da sua história.
A última palavra vem de Deus.
Eu percebo que alguns valores são restabelecidos na vida de Mefibosete. Além de receber o restabelecimento de seus pertences. Mefibosete também recebe a dignidade e acima de tudo o amor próprio. Mefibosete foi valorizado pelos demais após ser abençoado por Davi. E com isso a sua autoestima cresce. Vejamos! Mefibosete tinha uma baixa autoestima, pois ele disse no v. 8. Quem é o teu servo para que te preocupes com um cão morto como eu? Ser comparado a um cão morto na cultura judaica é a mesma coisa que dizer: “eu sou a pior pessoa”. Pois o cão na cultura judaica era desvalorizado. Isso evidencia que Mefibosete estava se desvalorizando. Ainda mais quando ele diz: Não passo de um cão morto. Além de desvalorizar a si mesmo ele diz que está morto. Que não serve pra nada. Que não tem nenhuma utilidade. Porém após receber a restituição de suas posses. Ele se alegra. E passa a perceber o seu valor. Pois o rei de seu país o chamou para abençoá-lo.
A baixa autoestima: expressa na mente humana. Certa incapacidade. Sendo que na verdade. A pessoa é capaz. É só regaçar as mangas. Se dedicar. Que os frutos são colhidos. Porém o complexo de inferioridade faz com que o ser humano se sinta assim.
A baixa autoestima faz com que o homem venha se sentir inútil. E a pior que coisa que há é se sentir inútil. Que na verdade. Todo ser humano tem a sua utilidade. Principalmente pra Deus. Para o dono da obra e do universo. O seu espaço está guardado. Reservado. Deus tem um lugar certo para você. E ninguém tomará.
Quem sabe na sua infância você foi colocado como um espetáculo de risos. E a sua autoestima foi perfurada por vários pensamentos negativos. Hoje você carrega um sentimento de incapacidade. Quantas pessoas que vivem com um complexo de inferioridade. Talvez você tentasse de tudo. Para aumentar a sua autoestima. Comprou livros de autoajuda. Fez várias tentativas durante meses para cultivar um amor próprio. Mas não conseguiu. Dou-lhe uma receita. Sabe quem está apaixonado por você? Quem gostou de você? Quem fez você? Não foi o rei do Brasil! Não. Não o rei de Jerusalém! Também não. Mas sim o rei do universo. O senhor da terra e dos céus. Ele está de olho em você. Ele acredita em você. Ele tem um apego tão forte por você. Que aí daqueles que se opuserem a você. Ai deles.
Mefibosete teve um novo recomeço. O nosso presente é recomeço puro. Podemos recomeçar agora o que estamos tentando sempre. Você tem que se amar. Se valorizar. Se encontrar. Pois você é amado por Deus. Criatura e filho de Deus. E eu lhe digo neste dia Deus te ama. E a graça dele fará de você uma pessoa melhor.
“Vencedores não são aqueles que nunca falham, mas os que nunca desistem”
Não desista de você. Não desista da sua família. Não desista dos seus sonhos. Eles podem ser realizados. Você vai vencer. Você vai sair dessa. Acredite no Deus da graça. Como dizia Clarice Lispector:
“Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento.”
Não queira compreender as coisas nos seus pequenos detalhes. Nos segundos dos acontecimentos desta vida. Simplesmente viva. E viva intensamente.
O filosofo Kierkegaard comentou que:
“A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”
Quando você olha para trás você passa ter uma compreensão. Você consegue fazer um balanço do que ocorreu. Por mais que você não venha conseguir em seus mínimos detalhes. Mas passa ter uma compreensão. Que por sinal. Sempre é bom fazer esse balanço. No entanto se você quer realmente viver. Olhe-se para frente. É olhando para frente que a vida pode ser vivida. Quem vive o presente. É feliz. Quem vive o presente desfruta das bênçãos de Deus. Quem vive o presente adora ao Senhor. Agradece pelo ar que está respirando. Vive o seu presente. Desfrute da vida.
Mefibosete olha para trás e faz um balanço da vida. E quando ele olha para frente. Ele começa desfrutar de tudo aquilo que Deus o deu. Comece a desfrutar das bênçãos de Deus na sua vida. Olhe para frente.
Fernando pessoa escreveu. “Eu tenho uma espécie de dever. Dever de sonhar sempre, pois sendo mais espectador de mim mesmo. Eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. E assim me construo a ouro e seda. Em salas supostas. Invento palco, o cenário para viver, o meu sonho entre luzes brandas, e músicas invisíveis.”
Inventa o seu palco. Faz do seu casamento o melhor. Da sua profissão a mais prazerosa. Faça da sua vida um espetáculo.
Que maravilha é receber a restauração dos valores perdidos como benefício da graça de Deus. Mas além da restauração; a graça de Deus proporciona também ao Homem;
Uma posição de Honra.
Os Benefícios Extraordinários da maravilhosa graça de Deus!
- A Restauração dos valores perdidos.
E por fim;
- Uma posição de Honra. Vs. 11-12.
Mefibosete após ter sido golpeado pelos momentos difíceis. Por um tempo depois, a graça de Deus o abençoa e o conduz a ter uma posição de honra.
Davi entrega a Mefibosete tudo aquilo que pertencia a seu pai Jonatas e a seu avô Saul.
Mefibosete passa morar em Jerusalém. E Ziba juntamente com os seus filhos se tornam empregados de Mefibosete.
Mefibosete é surpreendido.
Mefibosete passa a ter um novo status. Isto é, passa ter um novo estado de ser. As pessoas passam a olhar para ele com outros olhos. Pois a sua posição faz com que isso aconteça.
Mefibosete de pobre passou a ser rico, de desprezado passou a ser valorizado, de humilhado passou a ser honrado. Mefibosete passou a morar na casa do rei, em Jerusalém. Mefibosete estava morando em Lo Debar. Lo Debar significa; terra árida. Onde não há vegetação. Um lugar seco. Sem esperança de uma boa plantação, pois o lugar era muito ruim. Um pastor definiu Lo Debar como um lugar que nem o Diabo queria ficar. De tanto ruim que era esta cidadezinha. E lá estava Mefibosete. Porém agora ele passa a morar em Jerusalém. A terra da glória, do rei Davi. Umas das cidades mais importantes de Israel. Qual é a sua Lo Debar? Que situação que você se encontra ao ponto de você poder dizer: Estou em Lo Debar. Mas Deus tem o poder de arrancar você de Lo Debar. E fazer de sua história uma história com a moral de Jerusalém. A terra do rei. A terra da glória.A terra magnífica. A bela cidade. Mefibosete passou a comer junto à mesa do rei. Como se fosse um de seus filhos. Mefibosete foi honrado pelo Senhor. Ah claro! Aqueles que desprezam Mefibosete não podiam mais fazer isso. Deus irá mudar o seu status, as pessoas passarão a olhar para você com outros olhos, pois você terá um novo estado de vida. Deus irá honrar a sua vida.
A honra vem de Deus. O crescimento vem de Deus. A bênção vem de Deus.
Gen 24:1 – E ERA Abraão já velho e adiantado em idade, e o Senhor havia honrado a Abraão em tudo.
1Sa 2:7 – O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
1Sa 2:8 – Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado,
Deus é um Deus que honra: Pois a honra é dele, o poder é dele, a glória é dele, a força é dele, o entusiasmo é dele, a alegria é dele, a felicidade é dele. É ele que prospera; que cura, que liberta; que faz; que opere; que transforma, ele está por cima e não por baixo, ele ordena e não é ordenado, ele governa e não é governado, ele é dono do ouro e da prata, ele abre a porta e ninguém feche, ele fecha e ninguém abre. A terra lhe pertence, o seu nome é o todo poderoso. Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Aleluia.
Deus irá honrar-te também. Creia meu irmão. Esse momento difícil é só uma fase. Vai passar. E você verá as bênçãos de Deus sobre a sua vida.
A perspectiva de Mefibosete foi mudada.
Charles Chaplin escreveu sobre a vida:
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”
O teólogo Karl Barth dizia: “Deus é que aplica a alavanca para mover o mundo. E o mundo está movido pela alavanca aplicada por Deus.”
Conclusão:
Os Benefícios Extraordinários da maravilhosa graça de Deus!
Como: A Restauração dos valores perdidos.
E uma posição de honra.
A dor, a doença, o fracasso, a tragédia não é a última palavra em sua vida. Mas sim a vontade de Deus, e o querer dele para você. Deus tem o melhor para você. Se os males desta vida lhe surpreenderam. Aguarde pela surpresa de Deus. O Senhor surpreendeu Mefibosete, pois não estava em seus planos ser abençoado por Deus como ele foi. E talvez o que Deus há de fazer na sua vida. Seja mais sublime do que você está desejando por isso descanse nele. Não viva como se tudo dependesse de você. Viva como que todas as coisas estão debaixo do controle de Deus. Amém irmãos.
Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar
a vida com paixão, perder
com classe e vencer com ousadia,
pois o triunfo pertence a quem se atreve…
A vida é muita para ser
insignificante.
Professor Anderson Alexandre Rodrigues